Treze de Maio apresenta espetáculos infantis para as férias

Bernardo Abbad

Treze de Maio apresenta espetáculos infantis para as férias
Foto: Pedro Piegas

Chegou a hora de bonecos e palhaços se tornarem as estrelas principais de um palco centenário. Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, o Theatro Treze de Maio abre as portas para o grupo santa-mariense Pregando Peça, prestes a completar 39 anos de existência e atividades ininterruptas no Rio Grande do Sul. O grupo participa da primeira edição do projeto cultural Palco Treze Para Crianças 2023, que conta com o apoio da Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio. A programação, que é gratuita, abre com o Desconcerto Palhacístico Musical, com artistas convidados da Casa das Artes e do Laboratório K, também de Santa Maria, e segue com dois espetáculos clássicos do Grupo Pregando Peça.

Conforme a artista e empresária Luciane Vilanova, que fundou o grupo Pregando Peça em 1984, a ideia do projeto que surgiu junto ao Theatro, foi para oferecer opções de lazer àqueles que permanecem na cidade durante o período de férias. E a intenção é de levar muita nostalgia para o público.

– Montamos uma programação resgatando espetáculos antigos do Pregando Peça, até porque faz muito tempo que não nos apresentamos na cidade. E como é uma espécie de homenagem a nossos primeiros espetáculos, eu irei trabalhar também como manipuladora e atriz, uma participação especial, já que não atuo mais nos palcos – explica Luciane.

Foto: Divulgação

A empresária reforça que, apesar de ser uma programação voltada ao público infantil, os espetáculos prometem chamar a atenção de pessoas de todas as idades.– Os espetáculos de bonecos, principalmente, são baseado em histórias universais que prendem a atenção de todos. O público que assistiu a nossa primeira montagem do Macaco Simão lá em 1993, por exemplo, agora está voltando e trazendo seus filhos e até netos. Isso é maravilhoso.

Luciane também destaca que a peça “O Príncipe e o Dragão”, apesar de ter estreado em 1994, se mantém atual até hoje, pois trata, entre outros temas, das relações de poder e de governantes autoritários. – Tem muito suspense e humor, o que encanta as crianças. Mas, por outro lado, também tem um conteúdo para os adultos, que irão perceber questões da nossa sociedade retratadas ali. Eu brinco que, nos nossos espetáculos, nós sempre convidamos todos os públicos, de 0 a 100 anos – finaliza Luciane Vilanova.

Foto: Divulgação/Pregando Peça

Confira a programação completa:

Desconcerto Palhacístico Musical

Nesse show musical com palhaços, Tixa, Adroaldo e Padumtss cantam músicas infantis e chamam a criançada para cantar, dançar e se divertir no palco. A montagem da Casa das Artes e Laboratório K tem Bruno Shultz, Karin Maia e Marcos Caye no elenco. Direção: Karina Maia.Direção Musical: Bruno Shultz. Classificação Livre.

Quando – 18 de janeiro, às 18h

O Macaco Simão

Baseada no trabalho do escritor gaúcho Ivo Bender, a peça conta a história de um macaco skatista que adora funk, rap e bananas. Em uma de suas manobras radicais, vai parar no quintal da Dona Doninha, onde encontra belas bananeiras e muita confusão. Premiada em festivais de teatro pelo Brasil, essa foi a primeira montagem do Grupo Pregando Peça e comemora 30 anos da estreia em 2023. O destaque de “O Macaco Simão” são os bonecos coloridos, simpáticos e habilmente manipulados pelos atores Sérgio André, Jonatan Ortiz Borges e Luciane Vilanova. O texto e a direção são de Luciane Vilanova e Sérgio André.

Quando – 19 de janeiro, às 18h

O Príncipe e o Dragão

Inspirada na literatura de Ruth Rocha, principalmente no livro “O Reizinho Mandão” a peça conta a história de um reinado de mandos e desmandos, de leis sem pé nem cabeça, que sofre a ameaça de um terrível monstro. Para solucionar este problema, o Rei oferece a mão da princesa Dorotéia em casamento aquele que destruir o dragão. Os mais de 40 bonecos que fazem parte do espetáculo são manipulados pelos atores Sérgio André, Jonatan Ortiz Borges e Luciane Vilanova. O texto e a direção são de Luciane Vilanova e Sérgio André.

Quando – 20 de janeiro, às 18h

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nos primeiros 30 dias da Operação RS Verão Total, número de resgates e salvamentos apresenta aumento de 53% Anterior

Nos primeiros 30 dias da Operação RS Verão Total, número de resgates e salvamentos apresenta aumento de 53%

Próximo

Tempo Perdido: simulação de fotos mostra como estariam as vítimas da Kiss dez anos após a tragédia

Geral